O candidato à primeira habilitação, além dos requisitos básicos como ter no mínimo 18 anos, saber ler e escrever e munido de RG e CPF, é necessário cursar curso teórico/técnico de 45 horas/aulas teóricas e 20 horas/aulas práticas. Essa é a quantidade mínina que deverá ser cursada, mas o candidato poderá cursar aulas a mais.
O Primeiro passo é fazer a matrícula na Autoescola e após o pagamento das taxas referentes ao processo de Primeira Habilitação, o candidato se dirigira para uma das clinicas credenciadas.
Os exames iniciais para a Primeira Habilitação são os exames de Aptidão Física e Mental e Avaliação Psicológica.

Cursos Teóricos (45 horas/Aula):

Após a aprovação nos exames de Aptidão Física e Mental e Avaliação Psicológica, o aluno poderá cursar as 45 horas/aulas teóricas. Estas aulas abrangem os seguintes conteúdos:

  • Legislação de Trânsito– 18 h/a;
  • Direção Defensiva – 16 h/a;
  • Noções de Primeiros Socorros – 4 h/a;
  • Noções de Proteção e Respeito ao Meio Ambiente e de Convívio Social no Trânsito – 4 h/a;
  • Noções sobre Funcionamento do Veículo de 2 e 4 rodas – 3 h/a.

O número de aulas pode ser aumentado de acordo com o rendimento do aluno. Ao término das aulas fará o exame escrito sobre o conteúdo programático desenvolvido neste curso.
O aluno aprovado, dará inicio ao curso prático de direção.

Aulas Práticas:

Somente mediante a aprovação no teste escrito e a expedição da Licença de Aprendizagem de Direção Veicular – LADV poderá iniciar as aulas práticas de direção veicular.

Estas aulas compreendem 20 h/a para cada categoria de habilitação que esteja se candidatando.

No curso prático o aluno recebe noções do funcionamento do veículo, prática de direção na via pública e convivência real com os demais elementos do processo de circulação (exceto para os veículos da categoria A, que realizam as aulas e provas em pista própria).

Assim como nas aulas teóricas o aluno também poderá fazer mais aulas do que o exigido inicialmente, até que esteja realmente apto a prestar o exame final.

Este exame de direção veicular é realizado na via pública (com exceção dos veículos da categoria A), em veículo da categoria para a qual esteja se habilitando.

Permissão para Dirigir

Após a aprovação neste teste será expedida a Permissão para Dirigir, que possui validade de um ano.

Ao término deste período, o condutor poderá solicitar a CNH definitiva, desde que não tenha cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, nem sido reincidente em infração média.

Se tiver se envolvido em quaisquer das questões acima, deverá iniciar todo o processo de habilitação novamente.

Entre em contato conosco através do WhatsApp